Dezassete dos 18 distritos de Portugal continental estão a partir desta terça-feira e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Aquecer as casas pode ser um desafio para muitos portugueses com as temperaturas mais baixas.
Um desafio ainda maior é manter uma temperatura confortável dentro de casa sem fazer disparar a fatura da energia. Nesta senda, a empresa de comparação de tarifas Selectra reuniu, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, seis dicas que podem ajudar:
1. Programe o termóstato para os 19-21ºC
"Mantenha uma temperatura no interior de sua casa entre 19 a 21°C, já que é o suficiente para manter um ambiente agradável e consegue aquecer o espaço à mesma velocidade do que se tivesse escolhido outra qualquer temperatura superior."
2. Tenha cuidado com o lugar onde coloca o radiador
"Assegure-se que o lugar onde colocar o radiador está livre de qualquer tipo de barreira física que impeça a circulação do ar, podendo estes ser sofás ou paredes, por exemplo. Além disso, nunca tape a sua passagem do ar com mantas ou roupa."
3. Isole todas as portas e janelas
"Coloque um vedante nas janelas, como, por exemplo, um adesivo, já que este está desenhado exatamente para impedir a passagem do ar, tendo ainda como vantagem a de bloquear qualquer ruído que venha do exterior."
4. Mantenha o aquecedor desligado durante a noite
"Deixar o aquecimento ligado durante toda a noite afeta não só a sua qualidade do sono, como também a fatura da luz. Por isso, se quiser aquecer o quarto, faça-o sempre algum tempo antes de se deitar e não se esqueça de desligá-lo antes de dormir."
5. Utilize um termóstato para gerir o consumo de energia
"Defina as horas exatas em que quer que o radiador esteja em funcionamento e programe a temperatura ideal do espaço, utilizando um termóstato. Com isto consegue fazer um uso consciente de energia, já que este aparelho desliga o aquecimento sempre que a temperatura seja atingida."
6. Continue a arejar a casa
"Apesar das baixas temperaturas que se fazem sentir, ventilar a casa continua a ser essencial para diminuir a quantidade de humidade instalada no seu interior e que acaba por dificultar o aquecimento do espaço. Assim, procure abrir as janelas de casa diariamente entre 5 a 10min, mesmo que isso signifique deixar entrar um pouco de frio durante esse período."
Leia Também: Portugal continental sob aviso amarelo até quinta-feira devido ao frio