Se precisa de apanhar o comboio nos próximos dias saiba que está à porta uma nova paralisação que pode afetar a circulação, desta vez por parte dos maquinistas da CP - Comboios de Portugal. O Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) entregou um pré-aviso de greve para entre os dias 9 e 17 de março, mas o maior impacto será sentido no dia 10, sexta-feira.
"O SMAQ entregou um pré-aviso de greve para entre os dias 9 e 17 de março, sendo que no dia 10 a paralisação será total", disse o presidente do SMAQ, António Domingues, em declarações ao Notícias ao Minuto. Nos restantes dias, haverá uma "greve parcial".
Esta paralisação será, por isso, semelhante à de fevereiro, uma vez que vai acontecer "nos mesmos moldes", explicou António Domingues.
Do lado da CP, a empresa ainda não se pronunciou sobre o possível impacto desta greve e também ainda não há novidades sobre a definição (ou não) de serviços mínimos.
Seja como for, é mais uma greve que se junta às várias das últimas semanas e que promete complicar a vida de muitos cidadãos que todos os dias dependem deste meio de transporte para se deslocar.
Na base do descontentamento dos maquinistas tem estado a proposta de atualização salarial para 2023 apresentada pela CP. "Os maquinistas lutam contra a degradação acentuada e continuada das condições de vida dos trabalhadores, exigem a reposição do poder de compra perdido e o respeito pelas suas condições de segurança e de trabalho", pode ler-se no site do SMAQ.
Leia Também: Trabalhadores dos bares da CP mantêm greve e fazem vigília na 2.ª-feira