A Autoridade Tributária (AT) voltou a avisar os contribuintes, no final de quinta-feira, para um e-mail falso que está a circular e que usa o nome do Fisco para tentar enganar os utilizadores. Se recebeu uma destas mensagens, ignore.
"Se recebeu este e-mail não carregue no link. É fraude", diz a AT, numa publicação partilhada na rede social Facebook. O Fisco recomenda ainda a "leitura do folheto informativo", ao qual pode aceder aqui.
"Por vezes, são enviadas ao contribuinte mensagens fraudulentas em nome da AT com o objetivo de o convencer a descarregar software malicioso. Podem tratar-se de mensagens de correio eletrónico (phishing) ou SMS (smishing)", pode ler-se no documento.
Contudo, "estas janelas são falsas e devem ser ignoradas, pois têm o objetivo de convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação no portal ou outro tipo de dados pessoais. Em caso algum deverá ser fornecida essa informação", recomenda o Fisco.
Este é o segundo alerta da AT em cerca de uma semana e acontece numa altura em que está a decorrer a campanha de entrega do IRS. Os contribuintes já validaram as faturas, podem agora fazer a consignação do IRS e entregar a declaração propriamente dita do imposto a partir de abril.
Leia Também: Cabaz alimentar volta a atingir "preço recorde". O que é que mais subiu?