"Hoje é um dia de especial importância para toda a cadeia agroalimentar. A PARCA corrobora a sua missão que é promover a cooperação e o diálogo, essenciais para assegurar soluções equilibradas e eficazes, do produtor ao consumidor, que mitiguem os efeitos das sucessivas crises que temos vindo a enfrentar", disse a ministra da Agricultura, citada em comunicado enviado às redações.
Sobre os pagamentos dos apoios extraordinários aos agricultores, a ministra reiterou o "estreito trabalho que está a ser articulado com a Comissão Europeia para tentar encurtar etapas no sentido de garantir os pagamentos, no mais curto espaço de tempo possível".
A Plataforma para o Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar (PARCA) reuniu hoje e contou com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e dos secretários de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
"No dia em que entra em vigor a medida 'IVA zero', em análise estiveram as diversas ações que integram o Pacto para a Estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares. Já no âmbito do Observatório de Preços 'Nacional é Sustentável', foi apresentada a metodologia de análise de formação de preços ao longo da cadeia agroalimentar, tendo sido ainda objeto de reflexão os procedimentos de implementação do Código de Boas Práticas para a Cadeia de Abastecimento Agroalimentar", pode ainda ler-se.
Leia Também: Costa sublinha "trabalho conjunto" na 'estreia' do IVA zero