Cerca de duas semanas depois de ter arrancado a entrega oficial do IRS, já se contabilizam mais de 2,4 milhões de declarações entregues, de acordo com dados do Portal das Finanças.
Até às 1h17 desta quarta-feira, dia 19 de abril, foram submetidas 2.420.137 declarações de IRS, a maioria da primeira fase (1.905.731), em que contribuintes declaram rendimentos obtidos de trabalho dependente e/ou de pensões, e o restante (514.406) da segunda fase em que declaram outras tipologias de rendimentos.
Vale recordar que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já liquidou as primeiras declarações de IRS entregues e processou os primeiros reembolsos, que começaram a chegar no final da semana passada às contas dos contribuintes, anunciou o Ministério das Finanças.
Em comunicado, a tutela lembrou que a entrega do IRS relativo a 2022 teve início a 1 de abril e acrescentou que a campanha "está a decorrer com normalidade e sem constrangimentos".
Até às 18h00 de quarta-feira, tinham sido submetidas mais de 1,7 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes. Destas, 46% foram submetidas através do IRS automático.
Os contribuintes podem entregar a declaração de rendimentos de 2022 até ao dia 30 de junho, independentemente da categoria de rendimentos.
Leia Também: "Apoio muito significativo". Governo revela (num minuto) o que é o IVA 0%