PIB supera expectativas. Economia cresceu 2,5% no 1.º trimestre do ano

Economistas estimavam um crescimento entre 1% e 2,3%.

Notícia

© Shutterstock

Beatriz Vasconcelos
28/04/2023 09:30 ‧ 28/04/2023 por Beatriz Vasconcelos

Economia

INE

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,5% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado e 1,6% em cadeia, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta sexta-feira. Os economistas apontavam para um crescimento, nesse período, entre 1% a 2,3% em termos homólogos.

"O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB manteve se positivo no 1.º trimestre, mas inferior ao observado no trimestre precedente, em resultado da desaceleração do consumo privado e da redução do investimento, determinada por um contributo negativo da variação de existências, verificando-se uma aceleração das exportações de bens e serviços e um abrandamento das importações de bens e serviços", explica o INE. 

Adianta ainda o INE que, "em consequência, o contributo positivo da procura externa líquida foi superior ao do trimestre anterior".

Ainda nos primeiros três meses do ano observou-se "um abrandamento significativo do deflator das importações em termos homólogos, mais intenso que o do deflator das exportações, traduzindo se em ganhos dos termos de troca, o que não acontecia desde o 1.º trimestre de 2021". 

Comparando com o 4-º trimestre de 2022 - em cadeia -, o PIB aumentou 1,6% em volume (crescimento em cadeia de 0,3% no trimestre anterior), "refletindo o contributo positivo expressivo da procura externa líquida (que tinha sido negativo no 4º trimestre), em larga medida resultante do dinamismo das exportações, enquanto o contributo da procura interna passou a negativo".

Para a totalidade do ano, o Governo prevê um crescimento de 1,8%.

[Notícia atualizada às 09h37]

Leia Também: INE divulga hoje estimativa rápida do crescimento do PIB no 1.º trimestre

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas