Em maio de 2023, a dívida pública, na ótica de Maastricht, manteve-se em 280,0 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
"Esta evolução refletiu o aumento das responsabilidades em depósitos (1,8 mil milhões de euros), nomeadamente em certificados de aforro (2,2 mil milhões de euros), e dos empréstimos (0,1 mil milhões de euros). Em sentido contrário, observaram-se amortizações líquidas de títulos de dívida (-1,9 mil milhões de euros), sobretudo de curto prazo", pode ler-se no comunicado do BdP.
Os depósitos das administrações públicas aumentaram 0,5 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 0,4 mil milhões de euros, para 256,4 mil milhões de euros.
A dívida pública, refira-se, "corresponde às responsabilidades financeiras do setor das administrações públicas e é um dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a saúde financeira das administrações públicas de um país e, frequentemente, do próprio país como um todo", segundo o BdP.
Dívida pública manteve-se em 280,0 mil milhões de euros em maio.#estatisticas https://t.co/IBEmV96fxB pic.twitter.com/8pKsEQOTa3
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) July 3, 2023
[Notícia atualizada às 11h08]
Leia Também: HRW denuncia novas acusações contra três jornalistas e repressão no Irão