Menos reembolso ou pagar IRS? Salário sobe já? Tudo sobre novas tabelas

Vou receber mais salário líquido ao fim do mês? Vou receber menos reembolso ou pagar mais de IRS? Como fica o seu salário este mês? Julho trouxe mudanças na forma como é feita a retenção na fonte do IRS sobre salários e pensões. Recorde as principais alterações - e saiba como é que o seu salário vai ser afetado.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
11/07/2023 07:42 ‧ 11/07/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

IRS

A entrada em julho trouxe também novas tabelas de retenção na fonte do IRS, que vão estar em vigor durante o 2.º semestre de 2023. O que deve saber? A principal ideia a reter é que, provavelmente, o seu salário vai ficar ligeiramente superior a partir deste mês, mas o reembolso a receber em 2024 será menor e há casos em que o valor a pagar pode ser superior. 

O que está em causa? 

A partir de julho, a forma como é feita a retenção na fonte do IRS sobre salários e pensões mudou, passando a considerar um modelo que se aproxima do cálculo anual do imposto, realizado aquando da entrega da declaração do IRS.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, explicou que, com o novo sistema, "as pessoas terão, em regra, uma retenção na fonte menor", o que se traduzirá num "maior rendimento disponível" no final do mês, sendo que tal "naturalmente traduzir-se-á depois na liquidação do IRS, no ano seguinte, num montante de reembolso menor".

Vou receber mais salário líquido ao fim do mês?

De acordo com a DECO Proteste, "em princípio, sim", porque "se baixar a taxa de retenção na fonte aplicada ao seu escalão, a entidade patronal irá descontar-lhe menos para o IRS e, por consequência, o salário líquido aumenta".

Vou receber menos reembolso ou pagar mais de IRS?

"Ambas as hipóteses são possíveis. Se, de facto, adiantar menos dinheiro ao Estado em cada mês de 2023, o acerto de contas feito no ano seguinte, após a entrega da declaração de IRS, pode revelar que tem ainda dinheiro a pagar ou que o reembolso a receber será mais curto do que o habitual", explica a organização de defesa do consumidor.

Ainda assim, os "cálculos têm sempre em conta os gastos com saúde, educação, habitação e outras despesas dedutíveis do agregado familiar em 2023".

Contudo, a DECO Proteste sublinha que se têm "verificado que, para muitas famílias, o presente ano tem sido de retração do consumo, pelo que poderá haver algumas mexidas nos valores a deduzir no IRS de 2023".

Como fica o seu salário em julho? Saiba aqui

O impacto das novas tabelas não é igual para todos, pelo que o Doutor Finanças lançou um simulador do salário líquido para o segundo semestre. 

A ferramenta - à qual pode aceder aqui - tem em conta as novas tabelas de retenção na fonte, que entram em vigor em julho, e permite "perceber qual o rendimento que vamos auferir no final de julho".

Além de permitir calcular o rendimento individual dos trabalhadores, este simulador "também é uma ferramenta útil para as empresas, que conseguem avaliar o custo mensal e anual de um trabalhador", diz a empresa especializada em finanças pessoais. 

Exemplos

Antes de entrarem em vigor as novas tabelas, a 30 de junho, o Ministério das Finanças revelou três simulações ilustram a aplicação do novo modelo de retenções na fonte e o seu impacto no aumento do rendimento líquido mensal: 

Notícias ao Minuto Impacto das novas tabelas do IRS nos salários© Ministério das Finanças  

Leia Também: O que mudou? Seis perguntas e respostas sobre os certificados de aforro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas