São vários os canais pelos quais é possível transferir dinheiro em Portugal, e a rede Multibanco é um dos mais populares, até porque não existe qualquer encargo associado. Fazer transferências através deste canal conta, no entanto, com limitações.
Se é certo que os limites podem variar de acordo com a instituição financeira com a qual tem conta, já que esta pode, conforme revela o Banco de Portugal, estabelecer os seus próprios limites por "motivos comerciais e de gestão de risco", há um teto máximo geral, situado nos 100 mil euros.
Trata-se de uma maneira de evitar fraudes e prevenir o financiamento de atividades ilícitas.
Teto este que, segundo informa o portal Doutor Finanças, é aplicado por cada operação, e não por dia.
No caso de precisar de fazer uma transferência superior a este valor, esgotadas todas as opções, pode sempre realizar a operação num balcão da instituição bancária onde tem conta. Poderá, no entanto, ser necessário dar esclarecimentos sobre a transferência, caso esta, devido ao seu elevado montante, possa levantar suspeitas.
"Em teoria, estes limites ajudam a limitar o potencial prejuízo que um cliente bancário iria sofrer no caso de ver o seu cartão bancário e código secreto nas mãos de alguém com más intenções", diz a mesma plataforma.
É ainda sugerido que, como utilizador, imponha os seus próprios limites sobre transferências pelo Multibanco, até porque o limite geral é bastante elevado. Pode, também, recorrer aos alertas enviados pelas instituições bancárias, sempre que é realizada uma operação, nomeadamente uma transferência, servindo também como forma de evitar burlas.
Leia Também: Consumo de estrangeiros sobe 18% antes da JMJ (e México lidera)