Os preços dos combustíveis têm vindo a subir e abastecer o depósito de um automóvel com 50 litros já custa, atualmente, mais cinco euros do que no início do ano, tanto no caso do gasóleo como no da gasolina.
Cálculos realizados pelo Notícias ao Minuto, com base nos preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), revelam que 50 litros de gasóleo simples custam agora 85,35 euros, face aos 80,1 euros verificados no primeiro dia do ano.
Atualmente, o preço médio do gasóleo simples está nos 1,707 euros por litro, enquanto a 1 de janeiro custava 1,602 euros por litro. São mais 10,5 cêntimos.
No caso da gasolina simples 95, os mesmos 50 litros custam agora 91,4 euros, face aos 80,35 euros verificados no início de 2023.
Isto, numa altura em que o preço médio da gasolina está nos 1,828 euros por litro, em comparação com os 1,607 euros por litro que se verificavam no primeiro dia do ano. Trata-se de um acréscimo de 22,1 cêntimos.
Evolução do preço do gasóleo simples (a azul) e da gasolina simples 95 (a vermelho) desde o início do ano© Reprodução do site da DGEG
Vale recordar que esta semana arrancou com uma subida dos preços dos combustíveis, que acabou por se verificar tanto no caso do gasóleo como no da gasolina.
Entre domingo e segunda-feira, o gasóleo simples aumentou 1,7 cêntimos, também segundo dados da DGEG. Já a gasolina simples 95 aumentou quase um cêntimo. As previsões, recorde-se, apontavam para uma subida de um cêntimo no caso do gasóleo e para que o preço da gasolina se mantivesse.
Leia Também: Afinal, o que aconteceu aos combustíveis esta semana? Veja aqui os preços