O Ministério das Finanças revelou, na quarta-feira, que Portugal tem a taxa de inflação mais baixa da zona euro nos alimentos e bebidas, citando dados do Eurostat e sublinhando o contributo da medida IVA zero.
"Segundo o Eurostat, Portugal tem já a inflação mais baixa do euro em alimentos e bebidas", pode ler-se na publicação do gabinete tutelado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina.
De acordo com o Executivo, "a inflação neste tipo de produtos desce desde abril, altura em que o IVA 0% foi implementado pelo Governo".
A taxa de inflação anual na zona euro recuou para 5,3% em julho, após 8,9% no mesmo mês de 2022 e 5,5% em junho de 2023, tendo Portugal a oitava percentagem mais baixa, divulgou o Eurostat.
Segundo o @EU_Eurostat, Portugal tem já a inflação mais baixa do #euro em alimentos e bebidas.
— Finanças (@pt_financas) August 23, 2023
A #inflação neste tipo de produtos desce desde abril, altura em que o IVA 0% foi implementado pelo Governo. pic.twitter.com/j56cm0A3y1
A taxa de inflação tem vindo a baixar nos últimos meses após registar valores históricos devido à reabertura da economia pós-pandemia de covid-19, à crise energética e às consequências económicas da guerra da Ucrânia, muito acima do objetivo de 2% fixado pelo Banco Central Europeu para a estabilidade dos preços.
Leia Também: Taxa de inflação na zona euro cai para 5,3%. Portugal tem 8.ª mais baixa