Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

Automático e reforçado: Tudo o que vai mudar no abono de família

Prestação será reforçada: Quanto? Para quem? Informe-se aqui.

Automático e reforçado: Tudo o que vai mudar no abono de família
Notícias ao Minuto

07:35 - 12/10/23 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia OE2024

Os beneficiários do abono de família com rendimentos até ao 4.º escalão de rendimentos vão ter a prestação reforçada, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). Contudo, há mais novidades. 

Prestação será reforçada: Quanto? Para quem?

"Em 2024, os montantes de abono de família são reforçados estruturalmente em 22 euros mensais (264 euros/ano), na sua componente base", lê-se no documento, acrescentando que isso traduz-se num "aumento real e significativo das prestações de abono de família".

De acordo com a proposta do OE2024, a medida abrange as crianças até aos três anos, de famílias até ao 4.º escalão de rendimentos, ou seja, até aos 15.512 euros por ano.

Além disso, o Governo explicou que com este aumento pretende "integrar o apoio extraordinário de 15 euros mensais atribuído ao longo de 2023, bem como refletir a evolução dos preços do cabaz alimentar essencial".

Notícias ao Minuto Abono de família vai ser reforçado em 2024© Reprodução do site do Governo

Atribuição passa a ser automática (mas só em abril)

A ministra do Trabalho disse, na quarta-feira, que a partir de abril de 2024 a atribuição do abono de família vai passar a ser automática, deixando de ser necessário os pais pedirem esta prestação à Segurança Social.

"Vamos começar, em abril de 2024, pela primeira vez, a implementar o abono de família automático", disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, numa conferência de imprensa onde apresentou o orçamento da Segurança Social para o próximo ano.

Segundo explicou, a medida "significa que os pais deixam de ter de pedir o abono de família" uma vez que haverá cruzamento de dados entre a Segurança Social, com base na informação do Instituto dos Registos e Notariado, e os dados dos rendimentos declarados pelos pais.

"A Segurança Social fará só um passo intermédio, no fundo, vai comunicar à família que tem direito. Se a família valida os dados e confirma que quer receber o abono de família, a atribuição passa a ser automática", indicou Ana Mendes Godinho, considerando que "é das medidas mais impactantes do ponto de vista de transformação da Segurança Social".

Leia Também: Afinal, quanto vão aumentar as pensões em 2024? Veja aqui os valores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório