É trabalhador independente com contabilidade organizada? Atenção a isto

Em novembro, os trabalhadores independentes com contabilidade organizada podem optar pela declaração trimestral - mas há mais.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
01/11/2023 08:00 ‧ 01/11/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Segurança Social

A partir desta terça-feira, dia 1 de novembro, os trabalhadores independentes abrangidos pelo regime de contabilidade organizada vão receber uma notificação através da Segurança Social Direta e podem, este mês, optar pela declaração trimestral, anunciou o Instituto da Segurança Social (ISS). 

"Esta notificação vai indicar a base de incidência contributiva que corresponde ao duodécimo do lucro tributável declarado no ano de 2023, referente ao lucro de 2022, produzindo efeitos de janeiro a dezembro de 2024", pode ler-se num comunicado divulgado pelo ISS. 

A base de incidência contributiva tem como limite mínimo 1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e como limite máximo 12 vezes o valor do IAS.

"Para os cônjuges/unidos de facto de trabalhadores independentes, a base de incidência contributiva é de 70% do rendimento relevante do trabalhador independente, respeitando os limites mínimos anteriormente mencionados. Nos casos em que o trabalhador independente não tiver lucro tributável apurado a base de incidência contributiva corresponde a 1,5 vezes o valor do IAS", esclarece o ISS. 

Além disso, até ao final deste mês, os trabalhadores independentes podem optar, através da Segurança Social Direta, pelo regime de apuramento trimestral do rendimento relevante, "ficando sujeitos à obrigação declarativa trimestral e contributiva a partir de janeiro de 2024". 

O mesmo se aplica ao cônjuge/unido de facto do trabalhador independente, que pode escolher uma base de incidência contributiva correspondente ao rendimento relevante:

  • Inferior a 20% do que lhe foi aplicado; ou
  • Superior, desde que não exceda o limite fixado para o trabalhador independente.

"Se o trabalhador independente não optar pelo regime da declaração trimestral, continuará no regime da contabilidade organizada, assim como o seu cônjuge/unido de facto", pode ler-se. 

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre este tema pode consultar o guia prático da Segurança Social, disponível aqui.

Leia Também: Pensões antecipadas caem 8,2% até setembro para 15,6 mil

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas