Segundo a publicação, em causa está o "fornecimento de 20 autocarros standard, com cerca de 12 metros de comprimento, de propulsão elétrica autónoma, para transporte urbano de passageiros (categoria M3, classe I)".
Em comunicado, a empresa de transportes refere que a aquisição dos veículos decorre "no âmbito do plano de renovação da frota e da política de descarbonização em curso, e com o objetivo de eliminar, até 2027, os autocarros com motor a combustão".
O concurso público inclui também a "instalação de uma estação de carregamento elétrico, composta por 10 carregadores duplos", de acordo com a transportadora.
A STCP detalha que oito milhões de euros estão alocados para a aquisição dos autocarros e 600 mil euros para a estação de carregamento.
"Estima-se que a introdução na frota da STCP destes 20 autocarros elétricos (tipologia standard de 12 metros e com autonomia de cerca de 320 km) venha a ocorrer no último quadrimestre de 2024, data a partir da qual o número de autocarros elétricos em operação totalizará as 88 viaturas 100% livre de emissões", refere a empresa no comunicado.
Segundo a STCP, "a nova estação de carregamento será instalada na estação de recolha da Via Norte, instalações a que ficarão alocadas as novas viaturas da frota".
Para a presidente da STCP, Cristina Pimentel, citada no comunicado, as novas viaturas vêm "reforçar o compromisso da STCP em direção à descarbonização da operação e na vontade de contribuir ativamente para a qualidade de vida das populações" dos concelhos nos quais opera, no caso Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo.
As propostas devem ser apresentadas até às 17:00 do dia 06 de dezembro.
Leia Também: Eurosorteio, combustíveis e mais: Os 5 temas que marcam esta 2.ª-feira