Mais de metade (68%) dos portugueses acreditam que a inteligência artificial (IA) levará à redução dos postos de trabalho, de acordo com um estudo do Observador Cetelem, divulgado esta segunda-feira.
"Uma das dúvidas que prevalece é sobre a possibilidade de as máquinas substituírem o homem nas suas funções profissionais. Os resultados do Observador Inteligência Artificial 2023, um estudo conduzido pelo Cetelem – marca comercial do BNP Paribas Personal Finance, revela que a maioria dos inquiridos (68%) acreditam que a IA irá provocar uma redução dos postos de trabalho", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Esta opinião de que os seres humanos "poderão ser substituídos pelas máquinas, levou a que 80% dos inquiridos referissem que se informaram ou se tencionam informar sobre o impacto da Inteligência Artificial no seu trabalho".
"Neste grupo, são os homens e os mais jovens (até aos 34 anos) quem mais procuraram encontrar respostas sobre as potenciais alterações que a IA terá na sua função", pode ainda ler-se.
Os dados mostram ainda que a "importância do conhecimento das novas tecnologias é reconhecida pelos inquiridos, uma vez que se verifica que a larga maioria (75%) tem interesse em formações na área, tendo intenção de procurar - ou já procurado – informações sobre as que estão disponíveis".
Leia Também: Coimbra cria exposição itinerante sobre livros proibidos no Estado Novo