O investimento imobiliário em Portugal superou os mil milhões de euros até setembro de 2023, de acordo com dados da Savills Portugal divulgados esta terça-feira. Os setores do retalho e turismo lideram as transações de investimento no mercado nacional.
"Apesar da descida dos preços da energia e de um mercado de trabalho estável, o contexto vivido por toda a Europa nos últimos meses, pautado pelos elevados níveis da inflação, pelo aumento dos custos dos empréstimos, pela redução das medidas de apoio do governo e pela diminuição do consumo privado está a contribuir para as perspetivas económicas mais negativas", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Segundo os resultados, no 3.º trimestre de 2023, o mercado de investimento imobiliário em Portugal atingiu um montante total de 262 milhões de euros, um valor que representa um decréscimo de 46% face ao trimestre anterior.
"O investimento total nos primeiros nove meses do ano cifra-se nos 1.021 milhões de euros, indicando um decréscimo de 48% face ao período homólogo de 2022", é referido na mesma nota.
Leia Também: Aprovada criação de base de dados do património imobiliário do Estado