A Sonae anunciou, esta quarta-feira, o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Musti, uma retalhista nórdica de produtos para animais de estimação que tem mais de 340 lojas.
"No âmbito da estratégia de crescimento e internacionalização da sua atividade de retalho, a Sonae decidiu reforçar a presença no setor de retalho de produtos para animais de estimação, através da aquisição da Musti, empresa na qual detém já uma posição minoritária adquirida durante os últimos meses. A Musti é líder de mercado no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos, com uma estratégia omnicanal de sucesso alavancada numa gama de produtos próprios e exclusivos, bem como numa presença única no mundo físico e digital", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Em causa está um "consórcio liderado pela Sonae SGPS, em parceria com dois Administradores e o CEO da Musti", tendo sido lançada "uma oferta pública voluntária de aquisição sobre a totalidade das ações da Musti, com o objetivo de adquirir o controlo da Empresa".
"A Sonae lidera o Consórcio, através da sua subsidiária Sonae Holdings, SGPS, SA, em parceria com Jeffrey David, Presidente do Conselho de Administração da Musti, Johan Dettel, membro do Conselho de Administração da Musti, e David Rönnberg, CEO da Musti, os quais detêm uma longa experiência e histórico comprovado de sucesso no setor do retalho de produtos para animais de estimação", pode ainda ler-se.
A Sonae considera que o retalho de produtos para animais de estimação é um "segmento em rápido crescimento, beneficiando das fortes tendências de adoção e cuidados premium, do aumento dos gastos por animal e da resiliência inerente ao padrão de consumo não discricionário da sua alimentação".
A Musti, que é cotada na bolsa de valores de Helsínquia, tem uma capitalização bolsista de cerca de 683 milhões de euros e é "líder no retalho de produtos e prestação de serviços para animais de estimação nos países nórdicos, com uma sólida proposta de valor omnicanal beneficiando de uma rede de mais de 340 lojas", indica ainda a Sonae.
[Notícia atualizada às 07h50]
Leia Também: Passes, incentivos fiscais, IVA, faturas e PPR: O que vai mudar em 2024