Quase um em cada quatro jovens com ensino superior trabalha em profissões que não exigem o seu nível de escolaridade, segundo dados da Fundação José Neves, divulgados esta segunda-feira.
"A percentagem de jovens sobre qualificados aumentou significativamente em 2022, invertendo uma tendência de decréscimo que se tinha vindo a registar de 2018 em diante. Dados do mais recente Insight da Fundação José Neves mostram que, no final do ano transato, quase um em cada quatro jovens entre os 25 e os 34 anos com ensino superior trabalhava em profissões que não exigiam este nível de escolaridade", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
De acordo com a mesma nota, "para melhor analisar estes dados, é importante realçar que o nível de qualificações entre os mais jovens, em Portugal, cresceu consideravelmente nos últimos anos".
"De acordo com os dados do Eurostat, a percentagem de jovens entre 25 e 34 anos com ensino superior completo aumentou de 27,5%, em 2011, para 44,4%, em 2022. Ou seja, em 11 anos verificou-se um aumento de 16,9 pontos percentuais", é referido.
Ora, "este forte crescimento fez com que, em 2022, a proporção de jovens com ensino superior em Portugal fosse superior à média europeia (42%)".
Leia Também: Altri financia-se em 50 milhões para projeto 'Caima Go Green'