"Face às oportunidades de mercado, às solicitações de residentes e instituições e às necessidades sinalizadas junto do Conselho de Administração da SATA Air Açores, foi identificada a pertinência da adição desta nova rotação numa lógica de melhoria da qualidade do serviço e de incremento da conetividade da ilha do Faial com o território nacional continental", indicou o executivo açoriano numa nota publicada na sua página na internet.
O Governo dos Açores lembrou ainda que, "até este momento, a quinta-feira era o único dia em que não era possível sair do Faial (por via direta ou com ligações a outras ilhas por via aérea ou intermodal) e chegar a Lisboa antes das 22:45".
Segundo a publicação, a rota Ponta Delgada - Horta - Ponta Delgada "permitirá uma nova possibilidade de ligação entre o Faial e Lisboa, que trará maior eficiência e comodidade às deslocações de residentes e novas opções para os potenciais visitantes".
A decisão do executivo açoriano liderado por José Manuel Bolieiro, face ao solicitado pela SATA Air Açores, comprova "o compromisso inabalável com a mobilidade dos açorianos e com garantia da continuidade territorial", é salientado.
A autorização também revela "um trabalho de permanente monitorização do mercado por parte da SATA, tendo em vista uma resposta rápida e assertiva a oportunidades emergentes e às necessidades da população no âmbito do transporte aéreo interilhas".
A autorização do Governo Regional para a nova rota, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, ocorreu no âmbito dos mecanismos previstos no Contrato de Concessão do Serviço de Transporte Aéreo Regular no interior da Região Autónoma dos Açores.
A SATA Air Açores é a companhia aérea que assegura as ligações entre as nove ilhas dos Açores.
Leia Também: Presidente do Governo dos Açores destaca "atitude humanitária"