O barómetro do portal imobiliário Imovirtual divulgado esta quarta-feira indica que houve um aumento na renda média de 350 euros das casas para arrendar em Portugal em 2023, face a 2022, para 1.200 euros.
"Em relação ao valor médio dos imóveis para arrendar, verifica-se um aumento na renda média de +41%, estando 350 euros mais caro, quando comparado com 2022. Apesar de ao longo do ano termos verificado algumas oscilações, com tendência para uma ligeira estabilização dos valores médios, em 2023 houve um aumento (+41%), fixando-se agora em 1.200€", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Este aumento no arrendamento, revela o mesmo barómetro, deve-se sobretudo aos distritos de Portalegre, Leiria e à Ilha da Madeira, sendo que Coimbra, Bragança e Ilha Terceira foram os que registaram um aumento de preço menor.
Já na venda de casas, a subida dos preços médios de um ano para o outro foi menos acentuada, de 5%.
Assim, em 2023, o preço médio de uma casa aumentou cerca de 12.950 euros, em relação a 2022, para 299.950 euros.
"Esta subida é relativamente estável em todo o país, contudo, foi impulsionada pelos distritos de Castelo Branco, Évora e Coimbra. Em contrapartida, apesar de nenhum distrito ter registado uma quebra no preço, os que tiveram menor diferença foram: Braga, Bragança, Lisboa e Porto", pode ler-se na mesma nota divulgada.
Leia Também: Há senhorios que poderão pedir uma compensação pelas rendas. O que saber