Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Trabalhadores da Global Media em greve. "Há total paralisação" na redação

Trabalhadores da Global Media estão hoje concentrados junto ao parlamento, dia em que o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, a TSF e O Jogo cumprem um dia de greve, até agora com adesão total, segundo delegados sindicais.

Trabalhadores da Global Media em greve. "Há total paralisação" na redação
Notícias ao Minuto

10:46 - 10/01/24 por Lusa

Economia Global Media

"Até ao momento a adesão é total. São números preliminares porque há turnos, mas na redação até ao momento há total paralisação", disse à Lusa o representante dos trabalhadores da TSF Filipe Santa Barbara.

Os trabalhadores do Global Media Group (GMG) estão hoje em greve, no mesmo dia em que termina o prazo de adesão às rescisões voluntárias, para mostrar repúdio pela intenção de despedir até 200 profissionais e pela defesa do jornalismo.

"Contamos que hoje as publicações - falo do jornal O Jogo e dos restantes meios de comunicação social deste grupo - não saiam e que haja uma paralisação para mostrar como estamos unidos", disse em declarações aos jornalistas o delegado sindical d' O Jogo Frederico Bártolo, precisando que a informação até ao momento é de paralisação total no título desportivo.

O delegado sindical disse acreditar que os trabalhadores vão receber os ordenados em atraso, mas sublinhou que a "luta é muito mais do que apenas o salário de dezembro".

"O nosso lugar está em risco, 150 a 200 pessoas podem sair deste grupo de media que consideramos fundamental à democracia e que tem sido tão historicamente atacado por várias partes", disse.

Os trabalhadores querem, disse, demonstrar à sociedade civil que estão a lutar "não só pelo salário deste mês, mas por todos os salários", para que não vivam constantemente na incerteza.

Os trabalhadores começaram a concentraram-se a partir das 09:00 na escadaria da Assembleia da República, antes do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, com a tutela da Comunicação Social, prestar esclarecimentos na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, a partir das 10:00.

Após a saída do ministro, jornalistas, técnicos e demais trabalhadores deslocam-se para as Torres de Lisboa para se concentrarem e manifestarem, a partir das 14:00, junto à sede do grupo.

A greve de hoje foi convocada pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ), pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE-Norte) e pelo Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT), abrangendo todos os trabalhadores, independentemente da função.

Em 06 de dezembro, em comunicado interno, a Comissão Executiva do GMG, liderada por José Paulo Fafe, anunciou que iria negociar com caráter de urgência rescisões com 150 a 200 trabalhadores e avançar com uma reestruturação que disse ser necessária para evitar "a mais do que previsível falência do grupo".

Os trabalhadores não receberam o salário de dezembro, nem o subsídio de Natal que, segundo a administração, será pago em duodécimos durante este ano, o que viola a lei.

O grupo anunciou também o fim das prestações de serviços a partir de janeiro, num aviso com poucas horas de antecedência.

No Porto, os trabalhadores concentram-se a partir das 09:30, junto à atual sede do Jornal de Notícias, e, a partir das 14:00, junto à histórica e simbólica sede do JN, coincidindo este momento com uma hora de solidariedade proposta pelo SJ a todos os jornalistas do país, para "demonstrar a importância do jornalismo na sociedade".

De seguida, os trabalhadores seguem para a praça General Humberto Delgado, onde se vão concentrar em frente ao edifício da Câmara Municipal do Porto.

Leia Também: Trabalhadores da Global Media em greve hoje

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório