Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 17º

Grupo de acionistas da Global Media marca AG para "apresentar solução"

Os acionistas do Global Media Group Marco Galinha, Kevin Ho, José Pedro Soeiro e Mendes Ferreira vão marcar uma assembleia geral para "apresentar uma solução" para o GMG, anunciaram hoje em comunicado, reiterando o "incumprimento" da atual gestão.

Grupo de acionistas da Global Media marca AG para "apresentar solução"
Notícias ao Minuto

16:13 - 19/01/24 por Lusa

Economia Global Media Group

"Os acionistas do Global Media Group S.A.(GMG), Marco Galinha, Kevin Ho, José Pedro Soeiro e Mendes Ferreira, vêm reafirmar o incumprimento do World Opportunity Fund, Ltd, representado pelo Sr. José Paulo Fafe, quanto a obrigações basilares dos contratos", refere o comunicado hoje emitido, apontando à falta de pagamento dos salários dos trabalhadores do grupo de media que detém títulos como o JN, DN, O Jogo e a TSF.

Considerando ser da "responsabilidade exclusiva" do World Opportunity Fund (WOF) e da gestão executiva por este indicada, liderada por José Paulo Fafe, a "insustentável situação" que os trabalhadores do GMG e que o próprio grupo atravessa atualmente, aquele grupo de acionistas e administradores afirma o seu veemente "repúdio" e considera "inaceitáveis" as "tentativas de pressão exercidas junto da Entidade Reguladora da Comunicação [ERC], tornadas públicas" esta quinta-feira.

Os subscritores do comunicado "repudiam também, a forma como a gestão da empresa parece estar a ser deliberadamente conduzida para levar a um oportunismo quanto a propostas do Fundo" -- propostas essas que os acionistas consideram inaceitáveis -, tendo decidido "agendar" uma assembleia-geral de acionistas para apresentar uma solução para o GMG", da qual querem fazer parte.

"Pese embora os questionáveis atos de gestão, foram recebidas propostas idóneas para resolver a situação atual, havendo consenso dos acionistas e administradores subscritores deste comunicado em fazer parte de uma solução", sublinham ainda, acrescentando que "manifestam também total disponibilidade e compromisso em retomar o controlo da gestão da empresa".

Manifestando o seu compromisso "com uma solução que permita muito em breve retomar a normalidade" do GMG, os acionistas e administradores deixam uma palavra de agradecimento aos trabalhadores do Grupo pelas "provas de superação" e "resiliência" mostradas.

Na quinta-feira, o World Opportunity Fund, que controla a Global Media, transmitiu a sua indisponibilidade em transferir dinheiro para pagar os salários em atraso até uma decisão da ERC -- Entidade Reguladora para a Comunicação Social e de um "alegado procedimento cautelar", segundo disse em comunicado o presidente executivo (CEO) do GMG, José Paulo Fafe.

Além disso, acrescentou José Paulo Fafe, o fundo também lhe transmitiu a sua "indisponibilidade em efetuar qualquer transferência até que o alegado procedimento cautelar de arresto anunciado publicamente pelo empresário Marco Galinha seja retirado".

Neste mesmo dia, o administrador executivo do Global Media Group Filipe Nascimento e o administrador Paulo Lima de Carvalho apresentaram a sua demissão.

Também na quinta-feira, os trabalhadores do Jornal de Notícias e do desportivo O Jogo resolveram ativar a suspensão de contratos de trabalho, por falta de pagamento de salários, notando, nos comunicados que emitiram, a "coincidência de os dias de plenário" de ambas as publicações "serem sempre marcados por comunicados da Comissão Executiva (CE)".

Em 21 de setembro, o WOF adquiriu uma participação de 51% na empresa Páginas Civilizadas, proprietária direta da Global Media, ficando com 25,628% de participação social e dos direitos de voto na Global Media.

[Notícia atualizada às 20h31]

Leia Também: Administrador Filipe Nascimento abandona também a Global Media

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório