AdC multa em milhões duas multinacionais por práticas anticoncorrenciais

A Autoridade da Concorrência aplicou coimas no valor total de 3,8 milhões de euros a duas multinacionais da área da consultoria tecnológica por práticas anticoncorrenciais, entre 2014 e 2022.

Notícia

© iStock

Lusa
25/01/2024 16:17 ‧ 25/01/2024 por Lusa

Economia

Concorrência

"A AdC sancionou duas multinacionais da área da consultoria tecnológica por práticas anticoncorrenciais no mercado laboral durante os anos 2014 a 2022", indicou hoje, em comunicado.

Em causa estão acordos de não-contratação ('no-poach'), através dos quais as empresas comprometem-se a não contratar ou fazer propostas espontâneas aos trabalhadores das empresas com quem estabeleceram o acordo, explicou a Concorrência.

Esta prática é proibida pela Lei da Concorrência.

As duas empresas, que não são identificadas no comunicado, receberam coimas de 1.323.000 euros e 2.481.000 euros, valores reduzidos após a colaboração das multinacionais, que abdicaram de contestar a imputação, apresentando prova relevante da existência da infração, e procederem ao pagamento voluntário da coima.

Conforme apontou, o recurso ao procedimento de transação permite alcançar "ganhos processuais relevantes", sem deixar de sancionar quem cometeu as infrações.

"Este é o segundo processo por práticas restritivas da concorrência nos mercados laborais, que resultou em sanções, desde que em 2020 a AdC interveio pela primeira vez no mercado de trabalho", detalhou.

[Notícia atualizada às 18h47]

Leia Também: Evolutio notifica AdC de aquisição da consultora informática Reload

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas