Em 2023, foram apreendidas 16.723 contrafações de notas em Portugal, o que representa 3,68% do total apreendido no Eurosistema, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta segunda-feira. A maioria tinha o valor de 100 euros, mas há uma justificação.
"O número de contrafações apreendidas na circulação subiu relativamente ao ano anterior. Para este acréscimo contribuíram duas apreensões em casos de fraude com notas de 100 e 200 euros. Estas apreensões justificam que a denominação de 100 euros tenha sido a mais apreendida em Portugal, alterando a tendência verificada em períodos anteriores", pode ler-se num comunicado do supervisor.
O BdP sublinha, contudo, que a "quantidade de contrafações é residual quando comparada com os quase 30 mil milhões de notas de euro em circulação".
"As contrafações apreendidas poderiam ser identificadas utilizando o método 'Tocar – Observar – Inclinar'. É importante que os utilizadores verifiquem as notas quando as recebem, uma vez que as contrafações não são reembolsadas nem podem ser utilizadas em pagamentos (a passagem de nota contrafeita constitui crime)", pode ler-se no comunicado do supervisor.
Quantidade de notas apreendidas em 2022 e em 2023© Reprodução do site do Banco de Portugal
Leia Também: Spotify acusa Apple de "extorsão" com novas regras para aplicações