Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 17º

Níger falha pagamento de dívida pública e já tem 480 milhões em atraso

O Níger falhou, na semana passada, um pagamento da dívida de 20,5 milhões de euros, no seguimento das sanções a que está sujeito devido ao golpe de Estado de julho do ano passado, anunciou hoje a UEMOA.

Níger falha pagamento de dívida pública e já tem 480 milhões em atraso
Notícias ao Minuto

16:42 - 19/02/24 por Lusa

Economia Níger

De acordo com a agência de gestão da dívida da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), a falta deste pagamento, que teria de ser realizado até à passada sexta-feira, eleva os pagamentos em atrasos desde julho de 2023 a mais de 480 milhões de euros.

"Cumpre informar que este incidente no pagamento aconteceu num contexto em que o Estado do Níger está sujeito a sanções adotadas na Conferência de Chefes de Estado e de Governo da UEMOA", lê-se num comunicado citado pela agência espanhola de notícias, a EFE.

No texto, a agência assinala que "esta situação está a ser seguida com atenção" e em colaboração com as instituições envolvidas no processo de pagamento da dívida deste país africano.

O Níger foi afastado dos mercados financeiros regionais e do banco central regional da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da UEMOA no seguimento do golpe militar que derrubou o presidente Mohamed Bazoum.

As sanções foram as mais rigorosas já impostas pelo bloco regional para conter a onda de golpes no Sahel.

No passado dia 28 de janeiro, os governos golpistas do Níger, Mali e Burkina Faso anunciaram a sua saída da CEDEAO e afirmaram que esta organização está "sob influência de potências estrangeiras" e que atraiçoou os seus "princípios fundadores" e que, por isso, tornou-se "numa ameaça para os seus Estados membros".

Leia Também: Burkina Faso, Mali e Níger reúnem-se para criar confederação do Shael

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório