O Instituto da Segurança Social (ISS) revelou, na segunda-feira, que mais de 136 mil dos cidadãos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) que já usufruíram do desconto automático de 50% no ato da compra de medicamentos comparticipados. Contudo, quem recebe este apoio tem direito a outros benefícios.
Além do apoio nos medicamentos, quem recebe o CSI têm direito ao:
- reembolso das despesas com a aquisição de óculos e lentes;
- reembolso com a aquisição de próteses dentárias removíveis;
- acesso, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista.
Quantos recebem o CSI? O que é?
De acordo com o ISS, "em janeiro de 2024, cerca de 138 mil pessoas recebiam CSI, ou seja, mais de 98% do universo de beneficiários já usufruíram do desconto automático na compra de medicamentos".
De recordar que o CSI é um apoio em dinheiro pago mensalmente aos idosos de baixos recursos, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à Pensão de Velhice do regime geral de Segurança Social, ou seja, 66 anos e 4 meses e residentes em Portugal.
O organismo recorda que, "com a implementação desta medida inclusiva e de simplificação administrativa da Segurança Social, os beneficiários do CSI deixaram de ter de apresentar a fatura de aquisição dos medicamentos no centro de saúde e de aguardar pelo processamento e pagamento do reembolso, juntamente com a pensão e o CSI".
Em 2024, refira-se, o valor de referência anual para beneficiar do CSI foi atualizado para 6.608€/ano (+749,37€/ano relativamente ao ano anterior).
São mais de 136 mil os cidadãos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) que já usufruíram do desconto automático de 50% no ato da compra de medicamentos comparticipados. pic.twitter.com/Pkjlfc2znz
— Instituto da Segurança Social (@seg_social_pt) February 19, 2024
Leia Também: Descontos automáticos nos medicamentos abrangeram 136 mil idosos com CSI