Conselho Nacional da CGTP eleito com 98% dos votos

O Conselho Nacional da CGTP, composto por 147 dirigentes, foi hoje eleito com 98% dos votos, no XV congresso da central sindical, que se realiza na Torre da Marinha, Seixal.

Notícia

© Lusa

Lusa
23/02/2024 23:00 ‧ 23/02/2024 por Lusa

Economia

CGTP

Dos 720 delegados ao congresso, votaram 630, dos quais 618 a favor, tendo sido registados nove votos brancos e três nulos.

Dos 147 dirigentes eleitos para o Conselho Nacional, 39 integram este órgão pela primeira vez.

O novo Conselho Nacional da CGTP vai reunir-se de imediato, para eleger a Comissão Executiva, que é composta por 29 elementos, dos quais oito são também uma novidade.

De seguida, é eleito o novo secretário-geral que deverá ser Tiago Oliveira, coordenador da União de Sindicatos do Porto, substituindo no cargo Isabel Camarinha.

O Conselho Nacional da CGTP é constituído por 147 membros, eleitos de quatro em quatro anos pelo congresso.

A este órgão compete dirigir e coordenar a atividade da CGTP, assegurar a direção político sindical da intersindical e desenvolver a ligação entre as associações sindicais e os trabalhadores, entre outras funções.

Além de Isabel Camarinha, deixam a Comissão Executiva da CGTP devido ao limite de idade Mário Nogueira (líder da Fenprof - Federação Nacional dos Professores), Libério Domingues (ex-coordenador da União de Sindicatos de Lisboa), José Manuel Oliveira (coordenador da Fectrans - Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações) e Vivalda Silva (dirigente do STAD - Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas).

A Comissão Executiva da CGTP anunciou no dia 19 que vai propor Tiago Oliveira para suceder a Isabel Camarinha no cargo de secretário-geral da intersindical.

A CGTP tem uma regra que impede os sindicalistas de se candidatarem a um novo mandato quando têm a perspetiva de atingir a idade de reforma nos quatro anos seguintes.

Leia Também: CGTP com mais de 110 mil sindicalizações nos últimos quatro anos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas