Se está curioso para saber se vai pagar ou receber reembolso do IRS, saiba que há vários simuladores que ajudam a fazer as contas ao imposto. Não são oficiais, mas ajudam a ter uma ideia do valor que poderá receber ou ter de colocar de parte para acertar contas com o Estado.
Na dúvida, aguarde pelo simulador que será disponibilizado no Portal das Finanças quando arrancar a entrega do IRS - a 1 de abril - já que esse, sim, é oficial.
O portal ComparaJá disponibiliza um simulador - ao qual pode aceder aqui - a partir do qual poderá "calcular o imposto a pagar ou receber em 2024 relativo aos rendimentos de 2023".
"Destina-se a ajudar trabalhadores à conta de outrem (Categoria A), prestadores de serviços (B) e pensionistas (H) e está atualizado com as taxas e valores de referência para o ano de 2023, e é adequado para cálculos tanto de tributação conjunta como individual", explica a plataforma de comparação de tarifas.
Também a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) disponibiliza uma ferramenta semelhante - que pode consultar aqui - e também permite calcular o IRS de 2023, que é o que será entregue este ano.
A APFN nota, contudo, que a "simulação não contempla todas as situações declarativas pelo que deve ser usada como exemplo".
Também a PwC disponibiliza um simulador - que pode conferir aqui - e "permite ao utilizador estimar o IRS devido, relativamente ao ano de 2024, e comparar a diferença de rendimento líquido face a 2023".
A campanha de entrega do IRS, refira-se, arranca a 1 de abril e prolonga-se até ao final de junho.
Leia Também: Já pode escolher a quem vai 'doar' 0,5% do seu IRS. Tudo o que deve saber