Afinal, com as novidades anunciadas na semana passada relativamente às taxas do IRS, os reembolsos podem ou não aumentar em 2025? Vamos por partes. Antes de mais, importa sublinhar que a medida anunciada pelo Governo ainda carece de 'luz verde' da Assembleia da República, que começará a discutir a proposta esta semana.
Reembolsos mais recheados?
De acordo com a DECO PROteste, "é possível" que os reembolsos no próximo ano sejam superiores, "mas apenas por comparação ao ano anterior".
"Em teoria, os adiantamentos mensais feitos através de retenção na fonte mantêm-se, mas o imposto final a pagar é reduzido. Logo, é provável que aumente a diferença entre aquilo que os trabalhadores adiantaram todos os meses e o valor de imposto que efetivamente têm a pagar. Nesses casos, o reembolso de IRS pode ser mais elevado do que o recebido em 2024 (aplicado aos rendimentos de 2023)", explica a organização de defesa do consumidor.
As novas taxas significam menos descontos para o IRS no salário mensal?
Não, segundo a DECO PROteste, "as tabelas de retenção na fonte aplicadas aos salários mensais mantêm-se em vigor", o que significa que os "descontos no salário para IRS mantêm-se".
Contudo, "no cálculo final do imposto, que será feito em 2025 com a entrega da declaração de IRS, os valores adiantados mensalmente na retenção na fonte serão descontados ao imposto a pagar".
Leia Também: Afinal, quanto poupará no IRS? Esta tabela mostra as descidas por escalão