No total, em março, foram contabilizados 29.544 desembarques de passageiros por via marítima, em cinco ilhas do arquipélago, segundo os dados disponíveis na página do SREA e consultados pela Lusa.
Em comparação com o mesmo mês em 2023, em que tinham desembarcado 26.925 passageiros, houve uma redução de 3.381 passageiros, equivalente a 11,3%.
Já em janeiro o número de desembarques tinha registado uma descida homóloga, apesar de ter voltado a aumentar em fevereiro.
No valor acumulado do primeiro trimestre, contam-se 74.367 passageiros, menos 8,9% do que em 2023.
Em março, foram canceladas várias viagens da Atlânticoline, devido a uma greve decretada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas, entretanto suspensa.
No inverno, existem apenas ligações marítimas de passageiros nos Açores entre as ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge) e entre as duas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo).
A ilha do Pico, que tem várias ligações diárias ao Faial, foi a que registou maior movimento de passageiros, em março, com 12.696 desembarques, menos 12,6% do que no período homólogo.
O Faial verificou valores semelhantes, com 12.331 passageiros desembarcados, uma quebra de 11,4% face a março de 2023.
Já a ilha de São Jorge, que também tem ligações diárias ao Pico e ao Faial, registou uma redução de 2,8%, contabilizando 1.376 desembarques.
As ilhas do grupo ocidental contrariaram a tendência, registando um aumento de movimento nos portos.
Entre janeiro e abril, a 'linha rosa', que liga as ilhas das Flores e do Corvo, tem ligações apenas duas vezes por semana.
Nas Flores, o número de desembarques aumentou de 29 para 81 (179,3%), face a março de 2023, enquanto no Corvo aumentou de 34 para 60 (75,5%).
No valor acumulado dos primeiros três meses do ano, todas as ilhas registaram descidas, com exceção da ilha das Flores, que teve um aumento de 8,7% nos desembarques.
Desde 2020 que está suspensa a operação sazonal da Atlânticoline que ligava todas as ilhas do arquipélago (com exceção do Corvo), com navios de maior dimensão, entre maio e setembro.
Nos meses de época alta, há agora apenas ligações marítimas entre as ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e entre as Flores e o Corvo.
[Notícia atualizada às 13h22 do dia 1 de maio]
Leia Também: Plano de Investimentos dos Açores 2024 é de cerca de 2 mil milhões