Os dados mais recentes, adiantados pelo Ministério das Finanças ao Notícias ao Minuto, revelam que já foram pagos 742 mil reembolsos do IRS aos contribuintes, sendo que o prazo médio está em 15 dias. A tutela assegura que o processo está a decorrer com "normalidade".
Fonte da tutela explicou que foram "pagos 742 mil reembolsos, que correspondem a um montante global superior a 600 milhões de euros, sendo o prazo médio de 15 dias".
Questionada sobre eventuais atrasos nos reembolsos, a mesma fonte assegurou que a informação disponível é que os mesmos "estão a decorrer com normalidade e de acordo com os prazos legalmente previstos".
Estes dados, refira-se, dizem respeito até ao dia 6 de maio, altura em que tinham sido "entregues mais de 3,4 milhões de declarações de rendimentos modelo 3 (+1% do que no mesmo dia do ano transacto)", segundo a mesma fonte.
Na campanha do ano passado, recorde-se, foram liquidadas cerca de seis milhões de declarações do IRS, das quais 32,7% foram submetidas através do IRS Automático e 67,3% de forma manual.
O prazo para a entrega da declaração anual do IRS termina a 30 de junho, com a lei a determinar que as liquidações têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto.
O final de agosto é também a data limite para os contribuintes que não fizeram retenção na fonte ou a fizeram em valor insuficiente, pagarem o imposto apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Leia Também: Ainda aguarda o reembolso do IRS? Como conferir o estado da declaração