Recebeu? Fisco já pagou 742 mil reembolsos do IRS (eis o prazo médio)

Ao Notícias ao Minuto, fonte do Ministério das Finanças assegura que os reembolsos do IRS "estão a decorrer com normalidade e de acordo com os prazos legalmente previstos". 

Notícia

© Shutterstock

Beatriz Vasconcelos
08/05/2024 07:42 ‧ 08/05/2024 por Beatriz Vasconcelos

Economia

IRS

Os dados mais recentes, adiantados pelo Ministério das Finanças ao Notícias ao Minuto, revelam que já foram pagos 742 mil reembolsos do IRS aos contribuintes, sendo que o prazo médio está em 15 dias. A tutela assegura que o processo está a decorrer com "normalidade". 

Fonte da tutela explicou que foram "pagos 742 mil reembolsos, que correspondem a um montante global superior a 600 milhões de euros, sendo o prazo médio de 15 dias".

Questionada sobre eventuais atrasos nos reembolsos, a mesma fonte assegurou que a informação disponível é que os mesmos "estão a decorrer com normalidade e de acordo com os prazos legalmente previstos". 

Estes dados, refira-se, dizem respeito até ao dia 6 de maio, altura em que tinham sido "entregues mais de 3,4 milhões de declarações de rendimentos modelo 3 (+1% do que no mesmo dia do ano transacto)", segundo a mesma fonte. 

Na campanha do ano passado, recorde-se, foram liquidadas cerca de seis milhões de declarações do IRS, das quais 32,7% foram submetidas através do IRS Automático e 67,3% de forma manual.

O prazo para a entrega da declaração anual do IRS termina a 30 de junho, com a lei a determinar que as liquidações têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto.

O final de agosto é também a data limite para os contribuintes que não fizeram retenção na fonte ou a fizeram em valor insuficiente, pagarem o imposto apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Leia Também: Ainda aguarda o reembolso do IRS? Como conferir o estado da declaração

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas