Taylor Swift estreou-se em Lisboa no mês passado e o impacto não se fez apenas no nível de felicidade dos fãs que esgotaram o Estádio da Luz durante os dois dias em que a cantora norte-americana subiu ao palco. A passagem da artista gerou também "um impacto positivo na performance dos negócios do distrito de Lisboa".
A conclusão é do REDUNIQ Insights, um relatório da REDUNIQ, onde se adianta ainda que os espetáculos de Taylor Swift "resultaram num crescimento significativo da faturação proveniente de cartões estrangeiros, com os negócios do distrito a registar um crescimento de 34% na sexta-feira (primeiro dia de concerto) face à sexta-feira anterior". "Já a subida do número de transações estrangeiras entre este mesmo dia e a sexta-feira antecedente foi ainda mais expressiva, com uma variação de 49%", salienta-se ainda.
O relatório aponta também que, "mais concretamente nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais e Loures", se "registou igualmente um crescimento no número de transações estrangeiras de 52%, 44%, 42% e 39%, respetivamente". Quanto à faturação estrangeira, "os mesmos concelhos obtiveram subidas de 38%, 28%, 12% e 10%, respetivamente".
Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, França e Espanha foram os países que mais peso tiveram na faturação estrangeira no fim de semana em que se realizaram os concertos de Taylor Swift no nosso país.
E em termos setoriais?
Numa análise em termos setoriais, "no concelho de Lisboa, o destaque foi para os setores das farmácias, hotelaria e atividades turísticas, perfumarias e restauração, que tiveram crescimentos de faturação estrangeira de 54%, 29%, 61% e 23%, respetivamente, face ao fim de semana anterior."
Contemplando o setor "da hotelaria e atividades turísticas no total do distrito de Lisboa, no fim de semana de 24 a 26 de maio, houve um crescimento de faturação no valor de 22% face ao fim de semana anterior". A faturação estrangeira "foi a que mais contribuiu para estes números, uma vez que o seu crescimento foi de 24% face ao fim de semana anterior", termina o comunicado.
Leia Também: Foi este carro que Taylor Swift escolheu para as deslocações em Portugal