Em 19 de abril, o órgão tinha anunciado a indigitação, também por decisão unânime, de Nicolau Santos e Hugo Graça para membros do Conselho de Administração da RTP até 2026.
Em comunicado, e conforme o previsto na lei, o CGI adianta que, "por decisão unânime, escolheu e, após parecer prévio e vinculativo do ministério das Finanças, indigitou para membro do Conselho de Administração da RTP para o mandato 2024-2026, (...) Sónia Alegre, como vogal responsável pela área financeira".
Sónia Alegre é licenciada em Economia e pós-graduada em Mercados e Ativos Financeiros.
Atualmente desempenha "o cargo de administradora executiva da TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, empresa metropolitana de transportes constituída em 17 de fevereiro de 2021 e que, por via da delegação e subdelegação de competência, desempenha um papel fundamental enquanto autoridade de transporte rodoviário de passageiros, mas também enquanto autoridade do sistema de bilhética da área metropolitana de Lisboa", de acordo com o seu CV.
Além destas funções, é igualmente vice-presidente da Calypso Network Association, associação sem fins lucrativos que reúne autoridades de transporte, operadores, prestadores de serviços e fabricantes com o objetivo de partilhar ideias e experiências na área da bilhética.
Antes da TLM, a nova administradora da RTP -- que completa assim a equipa de gestão do grupo de media público -- esteve ligada ao setor da banca por mais de 20 anos, onde desempenhou várias funções na Caixa Geral de Depósitos (CGD).
[Notícia atualizada às 11h58]
Leia Também: "É uma RTP para o futuro que queremos ajudar a construir"