Num comunicado enviado à AFP, a KLM afirma que a falha tornou "impossível a gestão dos voos".
Em Portugal, fonte oficial da KLM afirmou que "localmente, o embarque da KLM tem estado a decorrer normalmente até agora", referindo que "no entanto, é possível que se verifiquem eventuais atrasos nos voos em Portugal devido à situação global".
"Estamos a envidar todos os esforços para acompanhar os nossos clientes", adiantou a mesma fonte.
Entretanto, nos Países Baixos, o aeroporto de Schiphol estava a "mapear o impacto" e no aeroporto de Eindhoven, formaram-se filas na sala de partidas, uma vez que as bagagens de porão e os passageiros só puderam ser registados manualmente, disse uma porta-voz, segundo a agência noticiosa holandesa ANP.
Vários voos sofreram atrasos, de acordo com o sítio Web do aeroporto de Eindhoven.
A 'gigante' tecnológica Microsoft anunciou que estava a adotar "medidas de mitigação" depois de uma interrupção ter afetado várias empresas em diferentes países.
Também a gestora aeroportuária ANA disse que são esperados constrangimentos nos aeroportos portugueses, já que há companhias aéreas e empresas de 'handling' (assistência em terra) afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.
[Notícia atualizada às 12h07]
Leia Também: Ryanair com perturbações na operação devido a falha da Microsoft