Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Nigéria 'dobra' salário mínimo para 39,60 euros após de custo de vida sub

A Assembleia Nacional (Parlamenta) da Nigéria aprovou hoje um projeto de lei que mais do que duplica o salário mínimo no país, num momento em que as autoridades alertam para protestos devido ao aumento do custo de vida.

Nigéria 'dobra' salário mínimo para 39,60 euros após de custo de vida sub
Notícias ao Minuto

23:42 - 23/07/24 por Lusa

Economia Nigéria

O salário mínimo mensal deverá aumentar de 30.000 para 70.000 nairas (cerca de 39,60 euros) assim que o Presidente Bola Ahmed Tinubu concordar com o projeto de lei, que foi rapidamente aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Representantes.

 

Os legisladores também reduziram o período de revisão salarial de cinco para três anos.

A aprovação do projeto de lei foi "importante para o povo nigeriano", frisou Godswill Akpabio, presidente do Senado e membro do partido APC de Tinubu.

O custo de vida disparou quando Tinubu pôs fim a um dispendioso subsídio aos combustíveis e facilitou os controlos cambiais, após a sua tomada de posse em maio do ano passado.

A inflação atingiu um máximo histórico de 34,19% em junho, com a inflação alimentar a ultrapassar os 40,87%, segundo o Gabinete Nacional de Estatísticas.

Os sindicatos concordaram com o aumento após um impasse e meses de negociações, embora o aumento seja muito inferior ao que tinham solicitado.

O novo mínimo salarial aplica-se aos funcionários públicos federais, sejam funcionários públicos, aeroportuários ou professores.

A aprovação do projeto de lei surge num momento em que há mobilizações nas redes sociais para que os nigerianos se juntem aos protestos em agosto contra as políticas de Tinubu.

O país mais populoso de África assistiu a uma série de greves nos últimos meses, com os sindicatos a exigirem salários mais elevados.

Leia Também: FMI alerta para "pesado fardo" da massa salarial da função pública em Moçambique

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório