Gana interdita mercado de ouro aos estrangeiros

O Gana, o maior produtor de ouro de África, anunciou esta segunda-feira que vai interditar este mercado aos estrangeiros, no âmbito de uma ampla reforma para aumentar as reservas de divisas e estabilizar a moeda local.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/04/2025 20:28 ‧ ontem por Lusa

Economia

Gana

A proibição entrará em vigor a 01 de maio e confere a um organismo público, o Conselho do Ouro do Gana (GoldBod), poderes exclusivos para regular e controlar a extração artesanal e em pequena escala de ouro, que sustenta um milhão de pessoas e assegura mais de um terço da produção daquele país da África Ocidental.

 

"Todos os estrangeiros foram informados de que devem abandonar o mercado local do ouro até 30 de abril, o mais tardar", declarou o porta-voz do GoldBod, Prince Kwame Minkah, em comunicado.

Muitos cidadãos chineses estão ativos no ecossistema informal de mineração e comércio do Gana e têm sido repetidamente acusados de praticarem atividades ilegais, incluindo exportações de ouro não autorizadas, e degradação ambiental.

O Presidente do Gana, John Mahama, prometeu, durante a sua campanha eleitoral, combater a extração mineira ilegal, que resulta na perda de receitas para o Estado e na destruição do ambiente.

O Gana está a atravessar uma grave crise económica e teve de pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI), depois de não ter cumprido o pagamento da sua dívida em 2022.

Leia Também: Fazer alianças a partir de moedas antigas? É moda no Brasil. Eis a razão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas