Portugal lidera subida da taxa de poupança das famílias no 1.º trimestre

A taxa de poupança das famílias subiu, no primeiro trimestre, 1,4 pontos percentuais (pp) na zona euro e na União Europeia (UE), com Portugal a registar o maior crescimento entre os Estados-membros (5,1 pp), divulga hoje o Eurostat.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
26/07/2024 10:06 ‧ 26/07/2024 por Lusa

Economia

Poupanças

 

 

A taxa de investimento dos agregados familiares, por outro lado, recuou, respetivamente, 0,1 pp e 0,3 pp, tendo Portugal registado a segunda maior quebra (-0,5 pp), na comparação com o trimestre anterior, sendo que o serviço estatístico europeu não indica dados homólogos.

Entre os Estados-membros, a taxa de poupança das famílias teve o maior crescimento em Portugal (5,1 pp), seguindo-se a Itália (2,6 pp) e a Espanha (1,2 pp), com a Hungria (-2,6 pp), a Grécia (-2,0 pp) e a República Checa (-1,9 pp) a assinalarem os maiores recuos.

No que respeita à taxa de investimento, a Grécia (0,5 pp), a Alemanha e a Bélgica (0,1 pp cada) foram os únicos dos países para os quais há dados disponíveis onde esta cresceu, tendo os maiores recuos sido observados na Hungria (-1,0 pp), Dinamarca e Portugal (-0,5 pp cada) e na Polónia (-0,4 pp).

O consumo real das famílias cresceu, entre janeiro e março, 0,2% tanto na zona euro quanto na União Europeia (UE) e o rendimento real subiu, respetivamente, 1,5% e 1,6%, face ao último trimestre de 2023, de acordo com os dados do Eurostat, que não divulga dados por Estado-membro para estes componentes.

Leia Também: Jovens beneficiarão de isenção de registos na compra de casa até 316.772€

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas