Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 26º

Inflação na China supera previsões e aumenta 0,5 % em julho

O índice de preços no consumidor (IPC), o principal indicador da inflação na China, subiu 0,5%, em julho, em termos homólogos, superando a previsão dos analistas, segundo dados oficiais hoje divulgados.

Inflação na China supera previsões e aumenta 0,5 % em julho
Notícias ao Minuto

06:04 - 09/08/24 por Lusa

Economia China

O indicador, divulgado pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do país asiático, ficou também 0,3 pontos percentuais acima da marca atingida em junho, quando subiu 0,2%.

 

O estatístico do GNE, Dong Lijuan, disse que o aumento dos preços se deve à recuperação da procura e ao impacto das altas temperaturas e da chuva em algumas partes do país. Este último fator fez subir os preços dos vegetais e dos ovos, que representaram 40% do aumento total do IPC.

A inflação subjacente, uma medida que exclui os preços dos alimentos e da energia devido à sua volatilidade, aumentou 0,4% em julho, numa base anual.

O NBS também divulgou hoje o índice de preços no produtor, que mede os preços industriais e que registou, pelo segundo mês consecutivo, uma descida homóloga de 0,8%.

Este indicador está também ligeiramente acima das expectativas dos especialistas, que apontavam para um agravamento da descida em 0,9%.

Após 22 meses consecutivos de descidas, o NBS continuou a apontar para uma conjuntura marcada por "procura insuficiente" e pela tendência de queda dos preços de algumas matérias-primas a nível internacional. 

Leia Também: China faz exercício militar perto de recife disputado com as Filipinas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório