Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones subiu 0,59%, alcançando um novo recorde de fecho da sessão, enquanto o tecnológico Nasdaq caiu 0,23% e o alargado S&P 500 fechou em equilíbrio.
A sessão começou no 'verde', um dia depois da aguardada publicação dos resultados da gigante dos semicondutores, Nvidia, que superaram largamente as expectativas dos analistas e revelou previsões também superiores às do mercado.
Mas o mercado de Nova Iorque manteve-se exigente e alguns investidores "ficaram um pouco desapontados com a margem entre os resultados e as expectativas", que tem estreitado ao longo dos trimestres, explicou Sam Stovall.
As ações da empresa que lidera a revolução da inteligência artificial generativa (IA) sofreram hoje (-6,38%).
No entanto, o resto do mercado voltou ao rumo do lucro, porque "os investidores ficaram aliviados por ver que a Nvidia não tinha desiludido", acrescentou Sam Stovall.
Durante as primeiras horas de negociação, as ações do setor tecnológico chegaram a assumir a liderança, antes de a bolsa perder força com a aproximação do fecho.
"Os investidores provavelmente ajustaram as suas posições antes do fim de semana prolongado", sendo segunda-feira feriado nos Estados Unidos, "porque muitos já não estarão presentes amanhã [sexta-feira]", destacou Sam Stovall.
Este movimento de rotação, observado várias vezes desde o início de julho, permitiu ao Dow Jones atingir um novo máximo histórico, o terceiro da semana.
Entre as suas empresas, destacam-se a Boeing (+0,91%), a Honeywell (+1,23%), a Caterpillar (+0,99%) e a Goldman Sachs (+1,35%).
A Apple escapou à rotação (+1,46%), ajudada por um artigo do Wall Street Journal segundo o qual a empresa considera um investimento no capital da OpenAI, empresa que lançou o ChatGPT.
As taxas das obrigações aumentaram, após a revisão em alta do valor do crescimento nos Estados Unidos no segundo trimestre, para 3% em vez dos 2,8% inicialmente apontados.
O rendimento dos títulos do governo dos EUA a 10 anos subiu para 3,86%, em comparação com 3,83% no fecho do dia anterior.
A sessão foi animada pela publicação acidental dos resultados da rede de pronto-a-vestir Gap, que só era esperada depois do fecho.
Melhor do que o esperado, confirmaram a recuperação do grupo sob a liderança do novo diretor geral, Richard Dickson, que chegou há um ano depois de uma passagem de sucesso pela Mattel.
Leia Também: PSI recua 0,07% em contraciclo com bolsas europeias