"Ao longo da semana (01 a 08 de outubro), a SIC Novelas foi aumentando a sua quota de 'share', posicionando-se na 44.ª posição com 0,5% de 'share'" e o "canal V+ TVI ficou na 16.ª posição com 1,8% de 'share'", refere a UM.
Em 01 de outubro, às 18:00, a SIC arrancou "com o novo canal cabo SIC Novelas, que registou um 'share' de 0,2%".
A CMTV "foi o canal mais visto do dia, com um share de 15,5%, seguido da CNN Portugal com 6,6% e SIC Notícias com 5,6%".
O canal da mesma tipologia da SIC Novelas, o V+ TVI ficou "na 18.ª posição de canais cabo mais vistos do dia com 1,7% 'share'".
Numa análise sobre a curva de audiência ao longo do dia, "a SIC Novelas apresenta uma audiência média estável, aumentando a sua audiência a partir das 19:00, o que permitiu diminuir a distância face ao seu principal concorrente V+ TVI", refere a UM.
Destaca-se ainda o período entre as 22:00 e 23:00, "em que a SIC Novelas regista uma audiência superior ao canal V+ TVI", aponta a Universal McCann.
Já em termos de perfil, "a SIC Novelas apresenta um maior consumo junto do público feminino e com idade entre os 45 e 54 anos, enquanto o canal V+ da TVI apresenta um perfil mais velho (55+ anos)".
"Acreditamos que o canal contribuirá para que o universo de canais SIC suba ainda mais no conjunto das suas audiências no cabo, onde temos atingido recentemente excelentes resultados, por exemplo, com o crescimento da SIC Mulher, que está a ter o seu melhor ano de sempre, bem como com a SIC Caras", afirmou em setembro à Lusa o presidente executivo (CEO) da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, quando questionado sobre metas para o primeiro ano do canal em vésperas do seu lançamento.
Sobre a razão para lançar a SIC Novelas agora, o gestor referiu que "as telenovelas são regularmente os programas mais vistos na televisão portuguesa".
Leia Também: "As telenovelas são os programas mais vistos na TV portuguesa"