"Dar-se-á prossecução aos programas de investimentos para a construção, requalificação e modernização da Rede Ferroviária Nacional, alicerçada na conclusão do Programa de Investimentos Ferrovia 2020 e no desenvolvimento do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), com um investimento previsto de 490 milhões de euros, em 2025", lê-se no relatório que acompanha a proposta, hoje entregue no parlamento.
Entre as principais intervenções estão "a modernização da Linha da Beira Alta, a construção da nova Linha do Alentejo, que liga Évora a Caia, a eletrificação das Linhas do Oeste e do Algarve, a modernização da Linha de Sines e da Linha de Cascais", segundo o documento.
O executivo prevê ainda "a continuidade da modernização da Linha do Douro (início dos trabalhos no troço Marco/Régua)".
Além disso, e relativamente ao PNI 2030, salienta-se, "pela sua relevância, o desenvolvimento do projeto relativo à nova linha de Alta Velocidade (AV) Porto--Lisboa", cuja adjudicação para a primeira parceria público-privada (PPP) ocorreu hoje.
"Relativamente à ligação AV Porto --- Valença --- Vigo, prevê-se a conclusão, em 2025, dos estudos e projetos da Fase 1" e na ligação AV Lisboa--Madrid, serão desenvolvidos em 2025 diversos estudos, no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros nº 68/2024, de 27 de maio".
Paralelamente, "o setor rodoviário, em 2025, atingir-se-á a fase final de desenvolvimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o foco no reforço da resiliência e da coesão territoriais. Em termos globais, prevê-se que a totalidade do investimento no setor rodoviário, em 2025, ascenda a 395 milhões de euros".
O Governo entregou hoje no parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que prevê que a economia cresça 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025.
Segundo o documento, o Governo prevê um excedente de 0,4% este ano e de 0,3% no próximo.
A proposta ainda não tem assegurada a sua viabilização na generalidade e a votação está marcada para o próximo dia 31.
Se a proposta de Orçamento do Governo PSD/CDS for viabilizada na generalidade com a abstenção do PS ou, em alternativa, com os votos favoráveis do Chega, será então apreciada na especialidade no parlamento entre 22 e 29 de novembro. A votação final global do Orçamento está prevista para 29 de novembro.
Leia Também: OE2025. Mais de 2,5 mil milhões de euros para Ambiente e Energia