NAV reduziu no verão atrasos no tráfego aéreo no aeroporto de Lisboa

O presidente da NAV Portugal -- Navegação Aérea, Pedro Ângelo, revelou hoje que foram registadas "melhorias significativas" na redução de atrasos no tráfego aéreo no aeroporto de Lisboa, em julho, agosto e setembro, face ao ano anterior.

Notícia

© iStock

Lusa
10/10/2024 19:38 ‧ 10/10/2024 por Lusa

Economia

NAV

À margem da 7.ª cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, o presidente do Conselho de Administração da empresa disse que esta melhoria "com bastante impacto e muito significativa" deve-se à implementação no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, do sistema 'Point Merge System'.

 

Na prática, indicou, este sistema permite "eliminar as esperas circulares à área terminal de Lisboa e proceder a esperas em arco de forma linear, em que há maior previsibilidade para quem vem a pilotar nas aeronaves".

As tripulações percorrem "aquelas distâncias, aqueles pontos que estão perfeitamente identificados e, em função das [estimativas de] chegadas ao aeroporto de Lisboa, vão sendo sequenciados para o designado 'merge point', para poderem fazer a aproximação final à pista em uso", referiu.

Os dados, que "são monitorizados pelo Eurocontrol, uma entidade idónea independente", mostram que, ao longo dos "três meses de verão", registaram-se "melhorias significativas", graças a "esta nova técnica de aproximação" ao aeroporto.

"No mês de julho, comparando com o mês homólogo do ano anterior, temos menos 27% de minutos de atraso", enquanto, "no mês de agosto, [há] menos 58% de minutos de atraso e, no mês de setembro, menos 49% de minutos de atraso" no acesso ao terminal aeroportuário de Lisboa, precisou.

De acordo com uma tabela apresentada pelo presidente da NAV, na sessão em que interveio na jornada de hoje da cimeira aeronáutica, em julho deste ano houve 39.340 minutos de atrasos acumulados no mês, enquanto, em julho de 2023, esse valor ascendeu a 53.642 minutos (redução de 27%).

Em agosto do ano passado, a NAV tinha registo de 61.677 minutos acumulados de atrasos no tráfego aéreo em Lisboa, tendo esse número descido para 25.747 minutos, em agosto deste ano (-58%).

Já em setembro, houve 39.679 minutos de atrasos acumulados no mês, que representa a já referida descida de 49% (em setembro de 2023 tinham sido 77.261), segundo a mesma tabela.

O 'Point Merge System' é uma técnica que "vinha sendo trabalhada dentro da empresa já há alguns anos e identificada como uma melhoria significativa para a operação", explicou o responsável da NAV.

"Isto é uma técnica já usada noutros aeroportos europeus, que foi desenvolvida pelo Eurocontrol, com quem nós trabalhámos em conjunto", e a expectativa era a de que "iria permitir grandes ganhos de eficiência e de redução de atrasos, além de marginalmente também permitir aumentos de capacidade", disse.

O Portugal Air Summit decorre, até sábado, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, sob o tema 'Flying 4 Change'.

O evento é promovido pela Câmara de Ponte de Sor, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor (ACIPS) e tem como objetivo servir de "debate e inovação" para o setor, reunindo especialistas, decisores e entusiastas nesta área.

Leia Também: Tempestade Kirk provocou "alguns atrasos" no tráfego aéreo, diz NAV

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas