Agências de viagens pedem a Governo soluções para regiões de turismo

O presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) pediu este sábado ao Governo soluções estruturantes para as regiões de turismo, de forma a resolver constrangimentos que enfrentam e prejudicam a promoção turística.

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/10/2024 22:07 ‧ 26/10/2024 por Lusa

Economia

Turismo

O apelo foi proferido por Pedro Costa Ferreira no discurso de encerramento do 49.º Congresso APAVT, que decorreu, desde quinta-feira, em Huelva, na Andaluzia, Espanha.

 

"Para a APAVT foi um reencontro com os congressos fora de Portugal, depois de, em clima de pandemia, termos decidido realizar sucessivamente os nossos congressos em Portugal, defendendo e estimulando o turismo interno", começou por referir.

Este ano, entre os 750 congressistas da reunião magna das agências de viagens e turismo, que serve para debater e refletir anualmente o setor, esteve o secretário de Estado - pela primeira vez com estas funções -, e hoje no encerramento também marcou presença o ministro da Economia, Pedro Reis.

"Turismo interno, senhor secretário de Estado, que tem de continuar a ser defendido e estimulado, através de parcerias público-privadas, envolvendo naturalmente o Turismo de Portugal, mas sempre recorrendo também às regiões de turismo", defendeu.

Tarefa que considera que não está a ser de fácil execução para estas entidades.

"Ano após ano, parece-nos que, cada vez mais, estas manifestam dificuldades em apoiar e participar em eventos como o que acabámos de realizar, quer por falta de condições financeiras, quer, sobretudo, pela carga burocrática que enfrentam, e que manifestamente as afasta da sua natureza, a promoção das respetivas regiões", explicou Pedro Costa Ferreira.

"Estamos certos, dr. Pedro Machado, que conhece esta realidade melhor do que ninguém, e que está naturalmente empenhado em contribuir para soluções estruturantes, que ajudem a resolver estes constrangimentos, que tanto prejudicam o turismo nacional", disse o presidente da APAVT.

Pedro Machado foi presidente da ARPT - Agência Regional de Promoção Turística Externa do Centro de Portugal e presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

Evocando a defesa que todos os agentes do turismo fizeram da necessidade de mais cooperação entre Portugal e Espanha e da conclusão de que os dois países ibéricos são cooperantes e não concorrentes no que à captação de turistas fora da Europa diz respeito, e com bons exemplos de alianças entre a Andaluzia e o Algarve, Pedro Costa Ferreira insistiu em dar condições às regiões de turismo.

"Até porque, com tantos exemplos de cooperação transfronteiriça, e com tantas oportunidades de atração conjunta da procura, por parte de Portugal e Espanha, mal seria que, por falta de recursos, não conseguíssemos acompanhar, nesta importante tarefa, os nossos amigos espanhóis", reforçou.

O 50.º Congresso das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) vai voltar, pela sexta vez, a Macau de 02 a 04 de dezembro de 2025.

Leia Também: Macau quer expandir turistas e portugueses são dos mais valorizados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas