Mercado turístico português cresceu 20% em 2023 para 17,1 mil milhões

O volume de negócios acumulado dos principais setores turísticos em Portugal atingiu 17,1 mil milhões de euros em 2023, o correspondente a uma subida de 20% face ao ano anterior, de acordo com uma análise da Informa D&B, hoje publicada.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/11/2024 15:55 ‧ há 5 semanas por Lusa

Economia

D&B

Os dados, que incluem estabelecimentos hoteleiros, transporte aéreo, agências de viagens transporte rodoviário e rent-a-car, apontam para uma subida de 13% no número de hóspedes, para 30 milhões, e de 11% no número de dormidas, para 77,2 milhões.

 

De acordo com a consultora, as previsões apontam para uma "continuação do crescimento deste mercado", ainda que a um ritmo inferior ao dos últimos anos.

Debruçando-se sobre o tecido empresarial, os dados da Informa D&B referentes ao ano anterior, 2022, contabilizam 4.495 estabelecimentos hoteleiros, com cerca de 63.800 trabalhadores, seguindo-se as agências de viagens retalhistas (2.235 empresas, com 9.200 pessoas).

"A grande maioria das empresas turísticas portuguesas concentra a sua atividade numa única atividade, embora se destaquem alguns grupos turísticos com maior diversificação", aponta a empresa.

A análise regista que a estrutura do setor "tende para a concentração de todas as atividades, devido ao crescimento dos grandes operadores, apoiado principalmente pelas aquisições e fusões de outras empresas, e pelo encerramento de pequenas empresas não rentáveis".

Leia Também: Dormidas no turismo sobem 2,4% em setembro devido a não residentes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas