Crédito da casa financiado a 100% e sem impostos para jovens: Saiba tudo

Artigo patrocinado por Poupança No Minuto

Afinal, o que garante agora o Governo para o crédito habitação dos jovens? Financiamento a 100% e sem impostos são as medidas em causa: Perceba como funcionam.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/12/2024 10:01 ‧ 16/12/2024 por Notícias ao Minuto

Economia

Poupança no Minuto

Se quer aproveitar as medidas para comprar casa, comece já o processo de procura pela melhor proposta do mercado! Contacte os intermediários de crédito do Poupança no Minuto para uma ajuda gratuita.

 

Jovens até aos 35 anos podem comprar casa com financiamento a 100% e sem impostos 

As medidas em causa, do Governo de Luís Montenegro têm como objetivo manter os jovens em Portugal, uma vez que atualmente demasiados jovens “não veem Portugal como parte do seu futuro”. 

Para isso, pretendem apoiar os jovens incentivando-os através do acesso à habitação: o novo programa prevê garantia pública ao crédito habitação dos jovens e isenção dos impostos associados.

As medidas isenta, assim, os jovens até aos 35 anos dos impostos associados à compra de habitação própria permanente, isto é: o Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT) e o Imposto de Selo; e pretendem que o Estado garanta a viabilização do financiamento bancário a 100% do valor de aquisição da primeira casa. O que significa que, ao dar garantia sobre o empréstimo, se o mutuário entrar em incumprimento, o Estado tem de devolver o financiamento ao banco. 

A isenção dos impostos está já em vigor na prática, mas a garantia pública apenas irá começar a ser praticada pelos bancos no final de 2024/início de 2025.

Isenção dos impostos na compra de casa para jovens

A isenção de IMT e IS direciona-se aos jovens de idade até 35 anos que comprem imóveis de valor até ao 4.º escalão de IMT (316.772 euros). Entre este valor e os 633.453 euros, há lugar ao pagamento de IMT na taxa correspondente ao escalão em causa (8%). 

Além disso, para poderem aceder a este benefício, os jovens não podem ser proprietários à data de nenhum imóvel, nem ser considerados dependentes no IRS. 

O decreto-lei estabelece ainda que os jovens deixem de beneficiar da isenção/redução das taxas de IMT se os bens passarem a ter um destino diferente daquele em que assentou o benefício inicial, no prazo de seis anos desde a aquisição, excetuando no caso de venda. 

Garantia pública na compra de casa por jovens

Já a garantia pública irá abranger jovens entre os 18 e os 35 anos com domicílio fiscal em Portugal, que ganhem até 5.800 euros brutos por mês (8.º escalão de IRS), e que comprem um imóvel de valor máximo até 450 mil euros.

Além disso, os potenciais beneficiários não podem ser proprietários de prédio urbano ou fração autónoma de prédio urbano habitacional à data, nem ter usufruído da garantia pessoal do Estado ao abrigo do presente decreto-lei. Todas estas condições são cumulativas, sendo ainda que a garantia do Estado em causa não pode ultrapassar 15% do valor da transação do imóvel

É jovem e está à procura de comprar casa aproveitando as novas medidas de apoio do Governo? O processo pode ser complexo, mas se recorrer à ajuda certa pode ser muito mais simples!

Contacte um intermediário de crédito, como o Poupança no Minuto, que lhe recolhe todas as propostas dos bancos e o ajuda a escolher a melhor do mercado para si, sem qualquer custo. Simule já o seu novo crédito habitação e inicie o processo, poupando(-se)!

Partilhe a notícia

Leia também

Últimas notícias

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas