Macau recebeu quase 35 milhões de visitantes em 2024

Macau recebeu no ano passado 34,9 milhões de visitantes, mais 23,8% do que no ano anterior, mas ainda longe do recorde de 39,4 milhões fixado em 2019, antes da pandemia, foi hoje anunciado.

Notícia

© Mahmoud Bassam/Anadolu via Getty Images

Lusa
21/01/2025 08:52 ‧ há 5 horas por Lusa

Economia

Macau

O número supera as previsões iniciais da Direção para os Serviços de Turismo (DST) da região semiautónoma chinesa, que eram de 33 milhões, assim como a previsão revista em alta em 04 de dezembro: 34 milhões.

 

No entanto, de acordo a Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC) de Macau, mais de 54% dos visitantes (18,9 milhões) chegaram em excursões organizadas e passaram menos de um dia na cidade.

Em 2024, o Governo Central divulgou uma série de medidas de apoio a Macau, como o aumento do limite de isenção fiscal de bens para uso pessoal adquiridos por visitantes da China, que, estando em excursões, podem também, no prazo de sete dias, viajar várias vezes entre a região administrativa especial e Hengqin (adjacente a Macau), através do Posto Fronteiriço de Hengqin.

Ao mesmo tempo, as autoridades chinesas alargaram a mais 10 cidades da China a lista de locais com "vistos individuais" para visitar Hong Kong e Macau.

Em resultado, a esmagadora maioria (90,7%) dos turistas que chegaram a Macau em 2024 vieram da China continental ou Hong Kong, enquanto apenas 2,42 milhões foram visitantes internacionais.

Em 26 de agosto, a DST lançou o sorteio de 100 pacotes de viagens, que incluíam bilhetes de avião e alojamento em hotel para turistas internacionais que participem num inquérito 'online'.

Na sexta-feira, a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, disse que Portugal pode ajudar Macau a atrair no futuro mais visitantes vindos do resto da Europa.

"Portugal não serve só para atingir Portugal. Portugal serve também para nos ajudar a atingir o mercado europeu", disse Senna Fernandes.

A dirigente deu como exemplo a reunião semianual da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA, na sigla em inglês), que se irá realizar em Macau, em junho.

"Isto é também um resultado de boa colaboração entre nós e a APAVT [Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo], porque foi através da APAVT que nós fomos apresentados à ECTAA", sublinhou Senna Fernandes.

"Embora vá ter menos do que 100 pessoas, eles representam, no todo, 80 mil agências de viagens de toda a Europa", sublinhou a dirigente.

A DST vai estar presente na Feira Internacional de Turismo de Madrid, de 24 a 26 de janeiro, e na ITB Berlim, a maior feira de viagens do mundo, entre 04 e 06 de março, além de realizar seminários nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita.

Senna Fernandes disse ainda esperar que Macau possa receber entre 38 e 39 milhões de visitantes este ano.

Em agosto, a dirigente apontou como meta mais de três milhões de visitantes internacionais em 2025.

Leia Também: PJ de Macau diz que burlas com recurso à Internet aumentaram 4% em 2024

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas