O preço médio anual do mercado indexado da eletricidade tem sido superior ao dos contratos de preço fixo disponíveis no mercado livre, segundo dados do ComparaJá.pt, adiantados ao Notícias ao Minuto. Na prática, uma família com consumos elevados pode poupar cerca de 17 euros por mês se estiver no mercado livre.
A plataforma lembra que no mercado indexado os consumidores pagam a eletricidade ao preço praticado no mercado grossista, que oscila de hora a hora, tal como acontece numa bolsa de valores.
"Este modelo pode ser interessante quando os preços estão baixos, mas é altamente volátil e pode sofrer aumentos repentinos", alerta André Nunes, especialista em energia do ComparaJá.pt, citado na nota enviada ao Notícias ao Minuto.
Uma família com consumos elevados pode poupar cerca de 17 euros por mês© ComparaJá.pt
Segundo os dados da plataforma, em janeiro de 2025, registou-se uma descida no preço da eletricidade no mercado indexado, o que trouxe algum alívio para quem optou por este regime, mas "esta variação pode não ser suficiente para justificar uma mudança de contrato".
O ComparaJá.pt sublinha que a "variação do custo da eletricidade depende de múltiplos fatores" e "Portugal tem vindo a reforçar a produção de energia renovável, o que pode tornar o mercado indexado mais competitivo a longo prazo".
Contudo, "optar pelo mercado indexado pode ser um risco, no sentido em que não existe garantia de poupança efetiva".
Leia Também: Comissário europeu saúda desconexão dos países bálticos da rede russa