Bolsas europeias abrem mistas antes da aprovação de novas taxas pelos EUA

As bolsas europeias abriram hoje mistas, com o Presidente dos EUA a planear novas tarifas sobre os países que taxam as exportações norte-americanas, além dos 25% já anunciados sobre as importações de alumínio e aço.

Notícia

© Eduardo Parra/Europa Press via Getty Images

Lusa
11/02/2025 09:41 ‧ há 5 horas por Lusa

Economia

Bolsas

Cerca das 08h40 (hora de Lisboa) de hoje, o Eurostoxx 600 subia 0,01% para 545,97 pontos.

 

A bolsa de Londres avançava 0,16%, Paris subia 0,18% e Frankfurt apresentava uma valorização de 0,07%.

Já Madrid mantinha-se estável, enquanto Milão caía 0,24%.

A bolsa de Lisboa parecia tentar inverter a tendência negativa da abertura, com o índice PSI a subir 0,05%, para 6.566,61 pontos.

Na Ásia, a Bolsa de Tóquio não negoceia hoje devido a um feriado bancário, sendo que o índice de referência da Bolsa de Xangai perdeu 0,12%, o pregão de Shenzhen caiu 0,69% e o principal indicador da Bolsa de Seul, o Kospi, subiu 0,71% graças às empresas tecnológicas e farmacêuticas e apesar das tarifas anunciadas por Trump.

A Bolsa de Nova Iorque fechou na segunda-feira 'no verde', influenciada pelo bom desempenho das ações tecnológicas no início da semana e apesar das preocupações com os receios de inflação e as tarifas de Trump.

No fecho das negociações na bolsa em Wall Street, o Nasdaq subia 0,98%, o S&P 500 ganhava 0,67% e o Dow Jones Industrials subia 0,38%, enquanto os futuros estão atualmente a negociar com perdas.

Nos EUA, o dia será marcado pela comparência do presidente da Fed, Jerome Powell, perante o Comité de Serviços Financeiros do Senado e, na quarta-feira, perante a Câmara dos Representantes, esperando-se que reitere a sua mensagem de 29 de janeiro, após a reunião da Fed, de que a economia é forte e os cortes nas taxas podem ser pausados enquanto se aguardam novos dados.

No entanto, os mercados estarão atentos às declarações de Powell sobre as primeiras medidas aprovadas pela administração de Donald Trump.

Nas 'commodities', o ouro continua a subir, atingindo novamente novos máximos históricos, com o preço por onça a 2.939,69 dólares.

O petróleo também continua em alta, com aumentos superiores a 0,80%. No caso da referência na Europa, o Brent, a subida era de 0,86% para 76,52 dólares, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) valorizava-se 0,79%, para 72,89 dólares, antes da abertura oficial do mercado.

Quanto às criptomoedas, a mais utilizada, a 'bitcoin', estava a subir quase 1% e ultrapassava os 98.000 dólares, mais precisamente 98.294 dólares.

Leia Também: Costa apoia decisão da Comissão de responder a taxas alfandegárias dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas