Os funcionários da Administração Pública começam a receber, esta quinta-feira, o aumento salarial acordado com dois dos sindicatos da Função Pública, com retroativos a janeiro. Neste artigo, pode recordar os valores em cima da mesa, enquanto aguarda pelo seu recibo de vencimento.
Na prática, os aumentos são os seguintes, segundo o Governo:
- Salário mínimo nacional do Estado sobe para 878,41 euros, o que se traduz num aumento de 6,88% face aos 821,83 euros de 2024;
- Trabalhadores com vencimentos brutos mensais de até 2.631,62 euros têm um aumento de 56,58 euros;
- Remunerações superiores são atualizadas em 2,15%.
Estes aumentos, recorde-se, resultam do acordo plurianual de valorização dos trabalhadores da Administração Pública, assinado entre o Governo e duas das estruturas sindicais da Função Pública (a Fesap e Frente Sindical), que atualiza ainda em 5% o valor das ajudas de custo a partir deste ano, e com efeitos retroativos a janeiro.
Quando são pagos os salários?
As datas de processamento dos vencimentos da Administração Pública para 2025 estão previstas num aviso do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, que foi publicado em 10 de janeiro em Diário da República.
Segundo este aviso, os primeiros a serem pagos são os salários da Presidência do Conselho de Ministros e dos Ministérios das Finanças, da Defesa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Cultura, do Negócios Estrangeiros e da Juventude, que começam a ser pagos a partir de hoje.
Os restantes são pagos até dia 23, sendo que os pagamentos cuja data coincida com feriado ou fim de semana são antecipados "para o dia útil imediatamente anterior" - ou seja, amanhã.
Leia Também: Aumentos salariais na Função Pública começam a ser pagos a partir de hoje