Bolsas europeias mistas atentas à formação de governo na Alemanha

As principais bolsas europeias negociavam hoje em terreno misto com os investidores atentos à formação de Governo na Alemanha depois das eleições de domingo.

Notícia

© Reuters

Lusa
25/02/2025 09:23 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

Bolsas

Às 09h05 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a avançar 0,10% para 553,97 pontos.

 

As bolsas de Londres, Madrid e Milão avançavam 0,07%, 0,47% e 0,25%, respetivamente, enquanto as de Paris e de Frankfurt se desvalorizavam 0,25% e 0,11%.

A bolsa de Lisboa mantinha a tendência da abertura e às 09:05 o principal índice, o PSI, avançava 1,36% para 6.911,80 pontos, um máximo desde agosto.

O conservador Friedrich Merz, cujo partido, a União Democrata-Cristã (CDU) e a sua congénere bávara, a União Social Cristã (CSU), venceram as eleições legislativas de domingo na Alemanha, e espera-se que governem em grande coligação com os sociais-democratas.

A AfD, de extrema-direita, foi a segunda força mais votada no domingo na Alemanha.

Além dos resultados na Alemanha, os mercados estão a prestar especial atenção às declarações do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que assegurou na segunda-feira que as tarifas de 25% impostas ao México e Canadá, cuja entrada em vigor foi adiada um mês, até princípios de março, "irão para a frente", bem como a situação para acabar com a guerra na Ucrânia.

Na Ásia, o principal índice da Bolsa de Tóquio, o Nikkei, caiu 1,39%, depois de ter estado fechado na segunda-feira devido a um feriado na véspera e arrastado para baixo pelas empresas tecnológicas, que seguiram as congéneres americanas.

Entretanto, o índice de referência da Bolsa de Xangai caiu 0,8% e o da de Shenzhen caiu 1,17%.

Na segunda-feira, a Bolsa de Nova Iorque fechou mista.

O Dow Jones terminou a avançar 0,08% para 43.461,21 pontos, contra 45.014,04 pontos, o máximo desde que foi criado em 1896, em 04 de dezembro.

O Nasdaq, índice de cotadas de alta tecnologia, fechou a cair 1,24% para 19.286,93 pontos, contra o máximo de sempre, de 20.173,89 pontos, verificado em 16 de dezembro.

No mercado da dívida, os juros da obrigação a 10 anos da Alemanha, considerada a mais segura da Europa, subiam para 2,478%, contra 2,476% na sessão anterior.

No mercado das matérias-primas, o preço do petróleo Brent para entrega em abril, a referência na Europa, avançava para 74,93 dólares, contra 74,78 dólares na segunda-feira.

O petróleo West Texas Intermediate (WTI), a referência nos EUA, valorizava-se 0,12% para 74,40 dólares, antes da abertura oficial do mercado.

O euro estava a subir, a cotar-se a 1,0474 dólares no mercado de câmbios de Frankfurt, contra 1,0473 dólares na segunda-feira e 1,0218 dólares em 13 de janeiro, um mínimo desde 10 de novembro de 2022.

Leia Também: Bolsas mistas cautelosas com os resultados das eleições da Alemanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas